Coordenador-operacional-(trade-marketing)-como-se-relacionar-bem-com-o-seu-cliente

Com o atual mercado de trabalho, novas profissões e funções surgem a cada momento, e muitas vezes não sabemos ao certo o que faz determinado profissional. Quer um exemplo? Você sabe o que faz um coordenador de operacional de trade marketing/marketing promocional e qual a sua importância na empresa ou na agência?  

O coordenador de operacional de trade marketing/marketing promocional é o principal responsável por gerenciar as campanhas de ações no ponto de venda e das ações promo na web/internet; equipe e informações das ações de trade marketing, merchandising, marketing promocional e live marketing.  A muitos dos coordenadores cabe também selecionar e contratar os perfis de promotores, ativadores, positivadores, demonstradores, supervisores e até coligadas e fazer o controle de faltas dessa equipe e controle das despesas do projeto que administra. E seu maior desafio é manter a equipe motivada e trabalhar para que problemas de campo sejam solucionados da melhor forma possível. Para isso, este profissional precisa contar com uma dose de liderança e habilidade em lidar com pessoas e principalmente com o cliente.

Leia mais: Como fazer uma excelente gestão do ponto de vendas

Para que o departamento operacional de uma agência funcione de fato, ele deve estar aliado ao bom atendimento aos clientes e isso irá complementar a comunicação. Ser educado e sincero são peças fundamentais, mas que ainda não são suficientes. É necessário ter sensibilidade e a capacidade de ouvir para entender exatamente o que o seu cliente precisa. E isso, pode ser conseguido através de uma conversa sobre quais são as reais expectativas e anseios dele em relação à sua empresa: só assim será possível alinhar o trabalho oferecido com o que ele deseja receber. 

As informações na hora da negociação também necessitam ser claras e precisas, sem deixar margem a duvidas e, ainda assim, a equipe deve estar aberta a responder às perguntas do cliente. Toda a equipe da empresa tem que estar disposta a ouvir. Atender as expectativas do cliente deve ser um prazer para os funcionários do departamento, a começar pelo coordenador.

Tudo isso acontece através da empatia: é necessário pensar como você gostaria de ser tratado para tratar o outro da melhor forma. Caso haja algum problema, acompanhe o seu cliente até que seja solucionado, não o deixe sentir-se abandonado, pois o pós-venda representa uma etapa muito importante na fidelização do cliente. Lembre-se sempre que o cliente satisfeito vai manter seus projetos e ainda recomendar você a outras empresas.

Leia mais: Trade marketing: como investir em marketing promocional

Apesar de toda essa lista de “regras” do bom atendimento que falamos acima, não existe receita infalível. Estamos falando de seres humanos, onde cada um tem suas características e preferências. O canal de comunicação com os clientes deve ser o mais claro possível, é necessário aproximar-se dele e estreitar este relacionamento. Ser sincero, transparente e sentir-se feliz ao trabalhar com projetos de trade marketing/marketing promocional são características indispensáveis a um coordenador e seu time. Em uma sociedade tão materialista e imediatista, tratar o seu cliente com humanidade, oferecer um plus e mostrar-se realmente empenhado em solucionar seus problemas fará toda a diferença. A comunicação e o bom atendimento formam o conjunto perfeito para criar uma empresa ou agência de sucesso.

Gostou do meu artigo? Ficou com alguma dúvida ou tem mais informações sobre o assunto? Deixe um comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui