Cases Live Marketing
Cases Live Marketing

Conheça 4 cases de live marketing incriveis que vão te inspirar e mostrar uma nova perspectiva sobre ações de marketing promocional.

Live Marketing é: O conjunto de atividades que proporciona interação viva entre marcas e pessoas, com o intuito de promover a aceitação e etendimento de produtos, serviços e propósitos.

O live marketing (marketing promocional) é uma ferramenta poderosa na geração de percepção do valor de marca, fidelização e estreitamento de relacionamento com o cliente – além de gerar excelentes resultados em vendas.

Porém, na hora de decidir qual ação promocional realizar é preciso ter claros os valores que a marca quer comunicar e os objetivos de toda a estratégia comunicativa que será trabalhada.

Afinal, marketing promocional vai muito além de dar um brinde legal.

Veja alguns cases que foram sucessos para suas marcas e inspire-se!

Os mamíferos da Parmalat

Os Mamiferos da Parmalat
Os Mamiferos da Parmalat

Esse é um dos cases mais famosos do marketing nacional.

A marca uniu elementos fofos com crianças e pelúcias em um argumento de grande apelo para seu público.

Resultados: mais de 15 milhões de pelúcias distribuídas e um aumento de 80% no reconhecimento da marca no mercado de leite.

A identificação com a promoção foi tão duradoura que, mesmo após o fim da promoção, muitas crianças da década de 90 foram fotografadas na pré-escola vestidas com fantasias de mamíferos como os da campanha publicitária da marca.

Os exemplos da Coca-Cola

Live marketins: Coca-Cola
Live marketins: Coca-Cola

Ações de Live Marketing (marketing promocional) são o forte da construção de marca da Coca-Cola.

Em 2015, por exemplo, a marca trouxe de volta as minigarrafas que foram sucesso nos anos 80 e viraram lenda urbana dessa geração.

Repaginando a promoção, a marca uniu outro sucesso junto ao seu público mais jovem, que foram os nomes estampados nas latas da Coca Zero – nessa nova ação, as minigarrafas poderiam ser personalizadas com 150 opções de nomes.

A marca teve o cuidado de adequar suas promoções ao seu novo discurso e substituiu a troca de brindes por outras ações com o objetivo de reforçar a experiência de marca e criar vínculos afetivos com seus consumidores – um exemplo desse novo posicionamento é a ação realizada na Copa do Mundo de 2014 que levou torcedores para entrar em campo com os jogadores.

Aliás, a garrafa ks da Coca – aquela de 290 ml – é um exemplo de uso incrível de um ícone na construção de identificação da marca e também já foi argumento em várias campanhas publicitárias e promocionais do refrigerante.

Omo e as experiências por trás do produto de limpeza

Omo live marketing: Por que s esujar faz bem!
Omo live marketing: Por que s esujar faz bem!

O sabão em pó Omo é outro exemplo de marca que sabe aproveitar bem as promoções para criar vínculos afetivos com os consumidores.

Pesquisa realizada pela Hello Research em 2014 colocou a marca como a mais lembrada pelos entrevistados e a que realizava as melhores promoções, junto com a Coca-Cola.

Entre suas ações mais famosas está “a camiseta viajante”, realizada em 2011, que desafiava crianças de diferentes lugares a realizarem atividades com muita sujeira usando uma mesma camiseta.

E a ação “experimente coisas novas”, de 2010, que utilizava um GPS para encontrar seus consumidores.

O desafio era contar que o produto relançado encontrava a sujeira nas roupas.

O forte dessas ações é que a marca usa argumentos afetivos para reforçar o valor de cada experiência do consumidor deixando o produto aparentemente em segundo plano, mas como parte integrante da experiência.

Palitos premiados da Kibon

Assista o video deste case de live marketing que foi um sucesso nacional:

O exemplo da ação promocional da Kibon “IPod no palito” mostra que é possível reeditar uma ação que foi bem aceita pelo público e aproveitar seu sucesso para fortalecer a experiência com a marca.

Essa ação, realizada em 2008, era um releitura da promoção dos palitos premiados de Fruttare realizada pela agência Bullet.

Nessa nova campanha, o consumidor encontrava um IPod no lugar do picolé. A ação resultou em um aumento de 31% nas vendas de Fruttare em relação ao ano anterior. Foram distribuídos 10 mil IPods em 90 mil pontos de vendas.

A campanha ainda rendeu aos promocitários dois Leões de Bronze no Festival de Cannes de 2008, por sua inovação.

Tem mais algum exemplo de campanha bem-sucedida de live marketing e/ou marketing promocional? Conte pra gente e inspire mais amigos.

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