5-tecnicas-infaliveis-de-merchandising-no-ponto-de-venda
Técnicas de Merchandising

Vender requer técnicas e habilidades específicas. Por essa razão, o profissional de vendas precisa se manter atualizado constantemente. Muito se tem falado em melhorar o atendimento ao cliente, o que é extremamente importante. Mas oferecer bom atendimento não é suficiente para vender bem. Aplicar as técnicas corretas de merchandising no ponto de venda é essencial para potencializar os resultados da empresa!

O que é merchandising, exatamente?

Merchandising é uma estratégia de marketing formada por um conjunto de técnicas que facilitam a comunicação de produtos ou serviços com o consumidor, de forma que ele se sinta mais propenso à comprar. Explora especialmente a visão do consumidor como experiência sensorial. 

A ideia de merchandising surgiu na década de 30, quando os donos das lojas observaram que o cliente era muito mais atraído pelos produtos quando estes ficavam expostos nas vitrines. Na época esse acontecimento foi um fenômeno, porque até então a venda era feita apenas por trás de um balcão, sem nenhum apelo visual.

A Bec Inteligencia Especialista em desenvolvimento de App separou 5 técnicas de merchandising no ponto de venda para você começar a aplicar na sua empresa:

1. Manter as prateleiras sempre cheias 

Diversos especialistas em marketing já comprovaram que manter as prateleiras com poucos produtos, ou seja, com espaço vazio entre uns e outros, pode causar um impacto negativo no consumidor, que considera essa prática como desleixo e escassez. 

Por outro lado, uma prateleira bem recheada imprime a sensação de fartura, oferta. Além da prateleira, você poderá criar ainda um paredão com o mesmo produto empilhado, bem arrumado e alinhado, para encher os olhos do consumidor. 

2. Posicionar os produtos corretamente

Pode parecer supérfluo, mas a posição do produto pode influenciar diretamente na comunicação visual com o consumidor. Peças desordenadas, mostrando os rótulos virados para a esquerda ou para a direita causam uma confusão mental que prejudica a venda. Mantenha todos os produtos com os rótulos perfeitamente alinhados. 

3. Agrupar os produtos por segmento

É preciso buscar novas formas para padronizar a distribuição dos produtos, e uma delas é tentar harmonizar essa disposição o máximo possível. Por exemplo, deve-se expor as cores que existem em menores quantidades da esquerda para a direita. Em sequência, disponibilizar os produtos de cores com maiores quantidades para expor. Dessa forma é possível facilitar o giro dos produtos.

4. Identificar e precificar os produtos

Além de ser obrigatório por lei, a precificação dos produtos é um item que não pode faltar na sua empresa. É muito comum o consumidor deixar de colocar o produto no carrinho de compras porque a mercadoria está sem preço. Alguns ainda procuram um atendente para perguntar o preço, mas nem sempre isso acontece.

5. Utilizar sinalização para divulgar promoções

Materiais impressos como faixas, cartazes e banners são muito úteis quando o objetivo é comunicar uma informação, como é o caso do anúncio da chegada de novos produtos ou promoções semanais. Além da publicidade tradicional que a sua empresa investe fora da empresa, é preciso expor esse conceito também na parte interna, para incentivar a compra daquele consumidor que já está na loja. 

6. Promo Marketing Report (Dica bônus)

Utilizar ferramentas para otimizar o processo de marketing promocional no ponto de vendas é fundamental, a BeC Inteligencia Desenvolveu um aplicativo sensacional, para alavancar seus resultados em Marketing Promocional.

O Promo Marketing Report: Com o nosso aplicativo você pode gerenciar equipes, obter relatórios em tempo real entre outras centenas de funções totalmente personalizadas.

Essas dicas foram úteis para você? Então, curta a nossa fanpage no facebook e receba muitas outras dicas de marketing promocional no seu feed de notícias!

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.