degustação

Uma das épocas mais tradicionais do calendário varejista, a sazonalidade das festas juninas é o momento em que se impulsiona as vendas de alguns produtos específicos que fazem sucesso nas mesas de festa nesse período, como milho, pipoca, paçoca, pé de moleque, fubá, canjica entre outros.

Investir no ponto de venda é fundamental para garantir o aumento das vendas e destaque para os seus produtos. É importante evidenciar e melhorar a exposição de produtos em toda a loja, e para isso muitos adotam a decoração típica de festa junina trazendo ao consumidor a experiência de uma verdadeira quermesse.

É o momento de usar a criatividade para atrair o shopper em suas estratégias, segundo a pesquisa realizada pela SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 33% dos consumidores compram sem necessidade motivado por promoções, especialmente entre a classe C, D e E (35%), e 22% afirmam ter esse comportamento constantemente.

As estratégias que mais trouxeram resultado e têm sido mais adotas nessa época do ano são as barracas temáticas, e a comunicação visual tanto no ponto extra quanto no ponto natural do produto.

E há lojas que investem ainda em transformar a loja em uma verdadeira festa, com sanfoneiros tocando música típicas ao vivo na loja, e outros que colocam apenas músicas típicas para rolar no ambiente, colaboradores vestidos à caráter.

A ambientação de loja é um influenciador assíduo na decisão de compra do consumidor, alguns supermercadistas adotam em deixar essa ambientação por conta da loja mesmo, e não pela indústria, principalmente as barracas decoradas, pois assim eles conseguem trabalhar um maior mix de produtos estratégicos.

Sendo assim, é importante que as indústrias pensem em outras estratégias para destacar a exposição de seus produtos.

A importância de incluir a Degustação em suas Ações Sazonais.

Ao implementar a degustação como estratégia para o marketing promocional nas ações de festa junina, a marca transmite uma experiência completa para o consumidor ao despertar os principais sentidos dele, como: a visão, a audição, e agora o paladar e o olfato.

A ideia é cercar o shopper costurando o encantamento por todos os lados ao promover uma experiência sensorial única, que converta em vendas e ainda crie um relacionamento com a marca.

A degustação é a porta de entrada para novos produtos ganharem forçar de entrar no mercado, ou é a chance de aumentar a demanda de um produto que já existe e com isso mudar os hábitos do consumidor.

Para que a Degustação seja efetiva, é necessário ter um bom planejamento e muita criatividade, assim pode-se gerar experimentação de qualquer produto, no período de festa junina é mais comum no setor de alimentos, bebidas, eletrodomésticos.

Um dos componentes mais importantes para garantir o sucesso da implementação da degustação é sem dúvidas, o promotor. Ele é a peça chave do desenvolvimento da ação pois vai ser a o primeiro contato da sua marca com o consumidor, e por isso deve ser treinado efetivamente para que saiba conquistar ao falar todas as informações do produto, e também fazer o processo de convencimento sútil para que o consumidor leve o produto no final da abordagem.

A estética da ação também conta muito bem como, o visual do balcão de degustação, e a limpeza da bancada, a higiene pessoal do promotor, tudo deve ser pensado com os mínimos detalhes para fornecer uma experiência agradável ao cliente.

É importante ficar atento com o estoque do produto para que não falte nem nas gôndolas, e nem para degustação durante todo o período de experimentação.

E por fim, escolher um lugar estratégico no ponto de venda que seja ideal ao seu produto, e de preferência perto da ambientação de festa junina, para que fique visível, e que tenha uma excelente rotatividade de pessoas.

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