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Uma das principais etapas no processo de ofertas, é a pesquisa de preço dos concorrentes, pois assim os varejistas e as indústrias podem traçar estratégias específicas para aquela determinada loja, como ofertas e ações promocionais.

A pesquisa realizada pelos varejistas ou pela indústria é complexa e envolve uma ampla quantidade de produtos, lojas, pessoas e uma enorme rotatividade na alteração de preços.

Algumas empresas ainda realizam essa atividade pelo antigo método de coletar informações manualmente, com a boa e velha prancheta, o que dificulta a consolidação e armazenamento dos dados coletados, atrasa as tomadas de decisões em situações que exigem uma estratégia imediata, e por fim, a empresa está sujeita a um maior número de falhas humanas em todo o processo. 

E há empresas que nem coletam essas informações, pois estão tão focadas em seus fluxos internos que se esquecem da importância de estar atentos à qualquer passo da concorrência.

Por que é importante monitorar o preço do concorrente?  

Muitas vezes o preço se torna o fator mais importante na decisão de compra, e o consumidor de hoje tem fácil acesso as informações via internet, e com isso, seu comportamento de compra se tornou mais exigente, buscando a melhor oferta e quem oferece o melhor valor para o produto desejado. 

E quando se pratica valores mais altos que o mercado, o consumidor classifica aquele produto ou loja como “careira”, e quando o preço está abaixo, o consumidor perde a referência de valor, e não vai querer pagar o valor ideal do produto, o que afeta diretamente a lucratividade do supermercado e diretamente a imagem da marca no ponto de venda.

Ao analisar o aumento e diminuição do preço do seu concorrente em outras lojas, você terá uma visão ampla das novas tendências de mercado, e novas tendências de consumo do shopper.

Ter em mãos de forma mais rápida, os dados da concorrência, te ajuda a negociar com seus fornecedores, uma vez que você saberá se a concorrência está queimando preços ou com itens em falta.

Basta ver a importância que tem o preço na hora de vender, para que você entenda que ter o controle da informação é essencial para estar um passo à frente da sua concorrência.

Por que é importante utilizar uma ferramenta para pesquisa de preço?

Utilizar uma ferramenta para coleta de preço, é a forma mais fácil e segura de obter em tempo real informações e resultados mais completos e abrangentes que vão além da coleta de preço, considerando outros fatores que vão ser essenciais para a sua tomada de decisão, como por exemplo:

1) Analisar o posicionamento do seu produto perante ao concorrente, se os preços estão semelhantes ou diferentes entre vocês.

2) Identificar quais produtos valem a pena baratear, pois alguns produtos não vão gerar aumento de vendas por menor que seja o valor.

3) Registrar corretamente se o preço coletado é o preço padrão ou se o produto está promocionado, é muito frequente ter erros nessa coleta, e deixar o decisor confuso na hora de definir o preço da oferta, ou que ação fazer.

4) Quais produtos o seu concorrente oferece em exclusividade, e com que frequência ele faz lançamentos de novos produtos.

5) Quais produtos do seu concorrente estão em ruptura, pois é nesse momento que você pode aumentar o valor do seu produto, assim ganha-se um pouco mais na margem de lucro. É comum ocorrer um reajuste de 20% a 30% maior no item, quando o mesmo está em falta.

6) Identificar quando o seu concorrente lança ofertas, descontos, campanhas promocionais, assim você pode antecipar possíveis perdas, estoque parado e criar a sua ação promocional.

7) A média de preço para as Redes, cada rede pode praticar o preço específico para seus produtos. A questão é: qual é preço de Sell out praticado para cada uma? Importante monitorar esta informação.

8) Saber se quando seu produto está com o preço abaixo do mercado, se ele está perto do vencimento de validade, e com que frequência isso tem acontecido.

9) Analisar qual o ponto de venda ideal para o seu produto, é mais importante ter o seu produto em um supermercado que fale com o seu público, do que em vários que não atingem o seu objetivo.

Além do mais, o uso de uma ferramenta reduz o custo operacional, pois não é preciso ter uma equipe específica (e, sim bem treinada) para reunir esses dados, e ainda garante mais rapidez e segurança no processo.

Fique Atento!

Para que esse fluxo se torne eficaz, não basta ter a melhor ferramenta do mercado, e sair pesquisando qualquer coisa, é preciso ter estratégia de pesquisa, que te dará um resultado mais preciso.
É importante:

1) Definir corretamente quem são seus concorrentes diretos, que conversam com o mesmo público, e estão na mesma categoria.

2) Selecionar a cesta de produtos para a pesquisa, assim você torna o trabalho de coleta mais rápido, e dá ênfase aos que não podem ficar de fora de jeito nenhum.

3) Não usar o levantamento apenas para baixar o preço, a intenção é aumentar a margem e a rentabilidade, por isso alinhe a pesquisa com a estratégia de promoção.

4) Capacitar e treinar a equipe de campo, é preciso adotar critérios rigorosos ao montar a equipe de pesquisa, o colaborador precisa ter habilidades essências para o cargo, como organização, pró-atividade, ser habituado com o ambiente em que vai trabalhar. Treinar. Treinar. Treinar. Dar orientações superficiais não basta, o treinamento é essencial para capacitar esse profissional a realizar e entregar a melhor pesquisa.

5) Revisar os preços coletados, para que não ocorra erros que vão deixar o produto fora do padrão de mercado e fazendo o consumidor deixar de comprar ou comprar do seu concorrente.

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