As 7 melhores práticas de trade marketing para o seu negócio

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    7 melhores práticas de trade marketing

    As ações de trade marketing geram aumento nas vendas no varejo e promovem o relacionamento direto da marca com o consumidor final. Outra vantagem é manter as áreas de marketing e vendas em sintonia, e isso melhora o posicionamento da marca e dos produtos.

    Confira essas dicas para você impactar os seus canais de vendas por meio dessa estratégia:

    1. Faça um planejamento detalhado

    Antes de começar a elaborar as ações de trade marketing, é importante conhecer o cenário atual do mercado. Estude como a concorrência está reagindo, avalie o comportamento do consumidor, identifique as necessidades do distribuidor, que tipo de produto os clientes dele buscam, reveja metas e objetivos. Com base nessas informações, você terá condições de começar um planejamento estratégico anual.

    2. Alinhe as necessidades do distribuidor com os seus objetivos

    É preciso manter um bom relacionamento com o distribuidor do seu produto, pois trabalhar com foco nos objetivos dele ajudará a vender seus produtos aos clientes. A ideia é que você se comprometa com os resultados dele ao mesmo tempo em que busque alinhar a estratégia em um único objetivo em comum.

    3. Reúna a equipe para formar as ideias

    Para que o resultado seja satisfatório é fundamental reunir o pessoal de marketing com a equipe de vendas. Quem está em campo ou atuando no campo de vendas tem uma intimidade maior com o consumidor. Ideias, sugestões e dicas poderão ser muito valiosas e oportunas, além de manter o grupo unido no mesmo propósito.

    4. Use a tecnologia a seu favor

    A tecnologia é indispensável para quem atua nessa área, pois esse recurso ajuda a reduzir os custos, além de coletar informações no ponto de venda, evitar excesso de estoque, analisar a concorrência e monitorar as equipes. No mercado existem softwares práticos que garantem fácil operação.

    5. Invista em publicidade

    Para atrair a atenção dos distribuidores, uma ótima opção é investir em anúncios, pois os empresários costumam se interessar por novidades. Inclua, no seu projeto, apresentações multimídia visualmente estimulantes. Esse tipo de publicidade é muito atrativo e pode causar um impacto positivo para o seu negócio.

    6. Marque presença em eventos

    Participe de feiras e eventos para apresentar seus produtos e sua marca. Os eventos são boas oportunidades para interagir, distribuir amostras grátis e facilitar futuras parcerias. Você poderá ainda convidar alguns empresários para que participem desses eventos, por meio de telefonema ou e-mail. Não esqueça de ter sempre alguns cartões de visita no bolso.

    7. Monitore os resultados da sua estratégia de trade marketing

    Acompanhe e analise os índices alcançados para identificar erros e acertos durante o processo. Esse é o maior benefício da tecnologia: o poder de mensurar qualquer coisa a qualquer momento. Dessa forma, as suas ações jamais serão um tiro no escuro, mas estratégias inteligentes, flexíveis e assertivas.

    Ao promover ações de relacionamento com o consumidor, o trade marketing atua incentivando o giro dos produtos e exerce um papel importante nas atividades dos distribuidores. 

    E então, como você pretende colocar em prática as ações de marketing na sua empresa? Deixe um comentário!

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