smarketing-como-unir-os-departamento-de-marketing-e-vendas

Uma das melhores oportunidades para melhorar os negócios e alavancar as vendas é por meio de datas comemorativas. Aproveitar para criar uma boa campanha de marketing promocional em épocas específicas do ano pode ser fundamental para atrair mais clientes.

Mesmo em tempos difíceis, é possível lucrar bastante com isso, pois o mercado consumidor se rende a vários tipos de campanhas. Então, por que não aproveitar as datas comemorativas para fortalecer sua marca junto aos clientes e gerar mais receita?

Nesse post, apresentaremos seis dicas de marketing infalíveis para que você possa aproveitar ao máximo as várias épocas do ano para ganhar mais dinheiro.

Vamos conhecer as dicas?

Dica #1 – Selecione todas as datas no calendário

O Brasil é repleto de datas comemorativas já tão conhecidas por todos nós. E, além delas, ainda há outras ainda não oficiais, como o Dia do Orgulho Nerd, Halloween ou Black Friday. Datas criadas com o intuito de induzir ainda mais o consumo.

Saber trabalhar uma boa estratégia de marketing agregada a um forte apelo comercial e aproveitar o calendário com as datas mais importantes, como Dia das Mães, Natal, Pascoa, Dia das Crianças, entre outras, irá gerar lucros extras para seu negócio.

Também é importante não desprezar algumas datas, como dia da secretária, do administrador e outras pouco exploradas, mas que também movimentam o mercado.

Dica #2 – Planeje suas campanhas de marketing

Um bom planejamento pode fazer toda a diferença em suas campanhas de marketing. Procure criar campanhas inovadoras e explore os pontos mais relevantes das datas comemorativas. Crie produtos ou embalagens personalizados e exclusivos para cada data. Torne-a especial para o cliente, aguce sua vontade de comprar.

As redes sociais, por exemplo, estão aí! Crie promoções que realmente agreguem valor para os seguidores de sua marca. Dê a devida atenção ao seu público-alvo, pois isso, além de atrair novos clientes, pode ser crucial para fidelizar ainda mais os antigos.

Dica #3 – Avise seu público com antecedência

Prepare o seu cliente com antecedência. Mostre a ele que você planejou algo especial para aquela ocasião, faça-o saber que você possui o produto ou serviço que ele procura. O contato pode ser feito nas redes sociais, por e-mail marketing, pelos seus vendedores ou nos PDV’s com uma boa comunicação visual.

Dica #4 – Identifique-se com a data

As datas comemorativas trazem uma identidade com elas: cores, objetos, sensações, sentimentos ou palavras. Use essas características para se mostrar mais. Entre no espírito da data!

  • Combine as cores da marca com a data;
  • Caracterize seus funcionários;
  • Personalize suas embalagens.

Não apenas os espaços físicos devem ser ornamentados. Personalize suas redes sociais, crie e-mails marketing com a aparência do tema proposto e até mesmo SMS para seus clientes que possuem cadastro com frases que lembrem a data.

Dica #5 – Conheça bem seu público

Se você tem um público masculino, em grande parte, não adianta investir muito em campanhas para o dia das mulheres, por exemplo.  Mas, por outro lado, datas como início ou final de campeonatos de futebol são ótimas para atingir esse público.

Já para as mulheres existe uma quantidade maior de datas como o próprio dia da mulher, dia das mães, dia dos namorados, etc.

Um público mais jovem, ligado em redes sociais e cultura pop, está sempre atento a novidades do mundo e em datas especiais, como a estreia de um filme ou série.

Conhecendo seu público você encontra as oportunidades certas mesmo em eventos cotidianos.

Dica #6 – Forneça um bom atendimento

Avaliar se a capacidade logística da empresa consegue atender os clientes nessas datas é importante. Eles querem entregas rápidas e seguras para seus presentes.

Outra dica é fazer uma análise pós-data para mensurar os ganhos e gastos com as campanhas, assim como verificar o alcance de público. Logo, aproveitam-se os pontos fortes e melhoram-se os fracos para as campanhas futuras.

As datas comemorativas movimentam o mercado e aumentam a lucratividade, portanto, não deixe de explorar novas opções de divulgação e faça campanhas interativas. Procure preparar seu calendário e planeje suas ações com as dicas de marketing que abordamos aqui.

Gostou das dicas? Leia também nosso e-book gratuito sobre Gestão e planejamento de campanhas promocionais: entenda melhor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.