promotor-no-ponto-de-vendas
O Promotor de Vendas é o profissional responsável por, como o próprio nome da função diz, promover as vendas de uma empresa/marca. No entanto, a sua atuação vai muito além de apenas mostrar e explicar os produtos ao público alvo, já que o Promotor de Vendas é responsável, também, por conferir o estoque, pela limpeza do ponto de vendas, pela fiscalização das etiquetas dos produtos, pela organização, de forma geral, e muito mais.
Para entender a importância do Promotor de Vendas, antes de qualquer coisa é preciso compreender a necessidade que a indústria tem de se aproximar dos consumidores reforçando a marca, a sua identidade e os seus produtos. O Promotor é justamente o profissional que facilita a comunicação com esses consumidores, já que ele é a personificação do ponto de vendas, que, por sua vez, precisa oferecer uma experiência agradável ao consumidor.

Como funciona o trabalho do Promotor de Vendas?

Você já deve, alguma vez, ter entrado em um mercado e ter sido convidado para tomar um cafezinho ou experimentar um achocolatado de uma marca específica. O Promotor de Vendas é o profissional que está ali, no ponto de vendas (PDV), explicando as características e os diferenciais do produto para você.
Porém, mais do que isso, o Promotor de Vendas também é o responsável por selecionar o estoque, conferir os prazos de validade e principalmente, por fazer a venda consultiva. Além de promover a marca e o produto, portanto, cabe ao Promotor à manutenção do ponto de vendas e também a comunicação entre a empresa que aluga a gôndola ou ilha, e a marca que contrata o PDV.

A importância do Promotor de Vendas

Com o mercado competitivo, é preciso apresentar algum diferencial, além de ter um produto de boa qualidade, para conquistar o público alvo e melhorar as vendas.
Dessa forma, as marcas, em geral, têm investido fortemente nas ações de marketing para obter um melhor desempenho e se destacar da concorrência. Daí vem à importância de contar com a ajuda de um Promotor de Vendas.
Atuando na comunicação entre a sua marca e a empresa que cede o Ponto de Vendas, o Promotor, na maioria das vezes, é o grande facilitador da ação de marketing, já que ele cuida da manutenção do espaço e das vendas, entre outras funções que já vimos acima. Sem ele, muitas marcas não conseguem ter uma relação eficiente para conquistar um PDV dentro da loja, já que é o Promotor de Vendas quem está todo dia nessa loja e tem contato com os gerentes e parceiros.

Ponto Extra: o que é e como conquistar?

Ponto Extra é qualquer espaço fora do ponto de vendas habitual (gôndola ou ilha) de uma loja. Ou seja, é um “espaço extra” que serve para que as marcas consigam chamar a atenção dos consumidores e “lembrar” que os produtos estão ali para serem comprados. Para ter êxito, é essencial que esse ponto extra seja chamativo e ofereça alguma experiência diferente ao público.
Esse ponto extra pode ser conquistado de duas maneiras diferentes: através de pagamento ou bom relacionamento. Para ter ponto extra pago, é preciso que o vendedor (ou “Trade”) da empresa se comunique com a loja para negociar o espaço. Para ter o espaço extra através do relacionamento, porém, é essencial ter parceria o Promotor de Vendas da loja – a maioria dos pontos extras é conquistada assim!
Então não deixe de nos contar o que achou do post e o que pensa sobre esse tema. Queremos ouvir você, deixe o seu comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui