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Em tempos de crise, os investimentos em marketing se tornam ainda mais importantes para manter uma empresa crescendo e evitar que os efeitos da recessão a ameacem. Nesse contexto, se destaca o marketing promocional, estratégia que acaba ganhando mais espaço nesses momentos.

Quer saber mais um pouco sobre como ele funciona e como investir nessa modalidade? Pensando em você, preparamos este texto. Boa leitura!

Primeiramente, como funciona o marketing promocional?

O marketing promocional consiste em uma modalidade ampla de divulgação. Ao contrário do que muitos pensam, ele é muito mais amplo que a realização de ações promocionais focadas exclusivamente em vantagens financeiras dos consumidores, como cupons e descontos. O marketing promocional visa, acima de tudo, fidelizar os clientes da marca, proporcionando uma experiência diferenciada, o que pode ser feito de vários modos.

O marketing promocional engloba demonstrações de produtos, marketing de incentivo, eventos corporativos etc. Essas estratégias são muito utilizadas, especialmente em momentos de crise, quando o consumo se reduz e aumenta a necessidade de proporcionar uma experiência melhor ao consumidor para realizar a venda. Outra vantagem é que essa atitude cria, junto ao consumidor, uma imagem positiva da marca.

Quanto deve ser investido nessa modalidade de marketing?

Para saber quanto deve ser investido em marketing promocional, é preciso considerar o planejamento da sua empresa. Nele, devem constar ações, orçamento disponível, custos, cronograma, dentre outras informações que permitirão colocar o plano em prática. Deverão constar, também, objetivos e metas, que definirão aonde a empresa quer chegar com a campanha e que servirão como guia para a definição dos investimentos.

É importante saber o quão dependente do marketing promocional são as vendas da sua empresa, pois isso será decisivo para saber o percentual do faturamento que será colocado nessas ações. Existem empresas que chegam a investir cerca de 10%, enquanto muitas mantêm um nível entre 3-5% de investimentos.

Outra coisa que pode ajudar na hora de definir investimentos é criar um sistema de mensuração de resultados. Com base nos objetivos traçados e nas ações já postas em prática, observe o que dá mais certo e o que não gera resultados tão bons assim. Isso permite, nas ações futuras, fazer investimentos mais assertivos, reduzindo erros e otimizando os resultados.

Quais são as melhores táticas de marketing promocional?

É interessante, ao criar uma ação promocional, optar por agrados que terão efeito emocional mais forte e prolongado no cliente. Por isso, muitas vezes, é melhor oferecer um cartão fidelidade ou um brinde atrelado a compras do que um desconto imediato, por exemplo. A fidelização, nesses casos, é maior do que quando a venda é impulsionada somente por vantagem financeira imediata.

Atrelado às promoções, investir na experiência do cliente também é essencial para que ele queira retornar. Para isso, é importante ter excelente atendimento, atencioso e bem informado, oferecer agrados no momento da compra, oferecer um ponto de venda organizado e fácil de ser compreendido etc.

Muitos empresários apostam também nas feiras, onde estão presentes diversos atores da cadeia produtiva, gerando oportunidades de negócios entre empresas e clientes finais, proporcionando excelente ambiente para executar ações de marketing promocional.

E aí, preparado para começar a planejar as melhores ações de marketing promocional para sua empresa? Então não  deixe de nos contar o que achou do post e o que pensa sobre esse tema. Queremos ouvir você, deixe o seu comentário!

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