Blog BeC Inteligência
Mais

    Qual casa de Game of Thrones a sua marca pertence?

    publicado em

    Promo MKT Report

    Chegou a hora da verdade, descubra quem é sua marca de acordo com as famílias de Game of Thrones. 

    Nesse domingo, Game of Thrones retorna com o início da 7ª temporada (aleluia!) e ao falar disso com a minha equipe, tive o insight de comparar a série com a rivalidade das estratégias de marcas, e não é que podemos assimilar com algumas marcas? 

    [Não contém Spoilers de Game of Thrones!]

    Como todo fã, estou ansioso pelo início dessa temporada, e também odiaria ler Spoiler à essa altura do campeonato, então fiquem tranquilos que não falamos de Spoilers nesse artigo.

    Para quem não conhece

    gotpdv2

    A história de Game of Thrones, se torna difícil de se explicar justamente pela complexidade de seus personagens, que são vários, e por ter muitas subtramas dentro do enredo principal, mas tentarei resumir de forma simples, para quem nunca ouvir falar.

    Basicamente falando é um seriado (produzido pela HBO) baseado nos livros de fantasia épica de George R.R. Martin, que narra a história de algumas famílias (chamadas de casas) que vivem em uma espécie de Europa Medieval que é Westeros.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    A premissa mais simples de todas, é que algo desequilibrou as estações há muitos anos atrás, e esse terra onde o verão durou 10 anos, aguarda um inverno rigoroso que traz uma ameaça junto com ele, que nada mais é do que algumas forças sobrenaturais que ameaça os Sete Reinos.

    Enquanto isso, ocorrem várias conspirações, traições e rivalidades entre as casas pela disputa do trono de Ferro, que é o poder absoluto dos Sete Reinos.

    A Rivalidade das Marcas

    A rivalidade é muito comum no mundo dos negócios, afinal a maioria das empresas tem concorrentes, né? Se não tem ainda, um dia vai ter.

    A disputa não está somente no desenvolvimento do produto ou no marketing, mas também na interação com o consumidor nas redes sociais, em disputas por propriedade intelectual, e no ponto de vendas não seria diferente, as marcas entram numa disputa de exposição, preço, ações promocionais, comunicação visual para chamar a atenção dos shoppers.

    giphy

    É comum cada marca adotar estratégias e posicionamentos para estar à frente do concorrente, ou pelo menos tentar chamar atenção do Shopper, ou ainda gerar um buzz com aquela ideia.  

    Mesmo encarando essa rivalidade amigavelmente, é preciso estar sempre antenado com as tendências de mercado, e principalmente quais as estratégias de trade marketing do seu concorrente.

    Abaixo, listamos algumas casas da série e com quais estratégias de marketing cada uma delas se encaixa. Está curioso para descobrir a sua?

    Leia e veja qual casa do seriado tem mais a ver com a sua marca e descubra por qual grupo você lutaria para conseguir o Trono de Ferro do PDV.

    PromoMKTReport

    Casa Baratheon – Lema: Nossa é a fúria

    aa4f7f 6fbe98e1954d4890a19fc40c11966e06~mv2
    Casa Baratheon

    ​​Está presente nas características dessa casa ser forte, orgulhoso e persistente.

    A marca que pertence à essa Casa, tem como característica principal a persistência, a teimosia, marcas que erraram em algumas estratégias, e apesar de ouvirem muito “não” persistiram e focaram no objetivo final, sem desistir da luta mesmo com os tropeços no meio do caminho.

    Casa Martell – Lema: Insubmissos, não curvados, não quebrados

    aa4f7f 90a650aa4fa2457aa8ed22802dd6e6aa~mv2
    Casa Martell

    ​​As pessoas dessa casa não mudam de opinião e são autênticas. “olho por olho e dente por dente” guerreiros, as empresas que combinam com essa casa, são aquelas que estão prontas para uma batalha se precisar, mas elas mantém o que elas são, autênticas, vão na contra mão do que os seus concorrentes estão fazendo.

    Casa Frey – As Torres Gêmeas

    aa4f7f d88eb537ec2b44dd838a89b2897a1c92~mv2
    Casa Frey

    ​​Essa casa é muito criativa e adora um estar presente em alguma festa.

    Então as marcas que não podem ver um evento, que já montam seu Stand, participam ativamente de Eventos, Workshops e Live Marketing, promovem festas aos colaboradores, e incentivam esse lado mais divertido do funcionário para engajá-lo, com certeza é um Frey.

    Casa Greyjoy – Lema: Nós não semeamos

    aa4f7f 493e03721fc4453c81172a9e7d5dd5ce~mv2
    Casa Greyjoy

    ​​Essa casa são pessoas mais sensíveis, porém fortes quando precisam defender a família e manter as coisas bem.

    Portanto, pertencem à essa casa, as marcas que usam o lado emocional, afetivo, e o relacionamento com o shopper, para conseguir atraí-lo no ponto de venda.

    Casa Lannister – Lema: Ouça-me Rugir.

    aa4f7f a427f0b473b146c79f12ef73cead67ce~mv2
    Casa Lannister

    ​​O pessoal dessa família, é extremamente egocêntrico, completamente envolvidos com sua vontade de ganhar e ter poder, custe o que custar, fazem de tudo para se manter no Trono. São aquelas marcas que dá até medo, de fazer uma provocaçãozinha, né não?

    São marcas fortes, e poderosas, que sabem que estão em primeiro lugar naquela categoria, se exibe com isso, e que podem adotar estratégias de trade marketing mais agressivas, para não sair do topo.

    A patrulha da noite – Lema: A noite chega, e agora começa a minha vigia.

    aa4f7f dd2cc3aa671c41a18fe03f648a21f869~mv2
    A patrulha da noite

    ​​Os patrulheiros são extremamente organizados, seguem as regras, são burocráticos, protetores, e podemos identificar que as marcas que pertencem à essa casa, é a empresa que se preocupa com o perfeccionismo de sua estratégia, tudo tem que sair como o planejado, e tem que ser perfeito, se não eles nem se arriscam a fazer alguma ação.

    São extremamente estrategistas em suas ações, e precisam estar seguros do que estão fazendo, não ousam em suas estratégias para não correr riscos.

    Casa Tyrell – Crescendo fortes

    aa4f7f e35ff1b6e01047dea6c2538b4e6c175a~mv2
    Casa Tyrell

    ​​Essa família tem como característica a inteligência, elegância e esperteza, é uma casa pacífica, têm gosto pelas artes, não costumam fazer nada que não seja pensado previamente.

    Ou seja, a marca que combina com essa casa, é aquela marca que adota uma estratégia mais sofisticada, com conceitos bem elaborados e referências artísticas que encanta o consumidor com esse charme que só ela tem.

    PowerBI

    Casa Targaryen – Sangue e fogo

    aa4f7f 75671a43d18c48e289e0ed25bf1bc28d~mv2
    Casa Targaryen

    ​​O lema já diz né gente? Querem ver o circo pegar é fogo.

    Essa família possuem uns dragões, e além de botarem fogo em tudo, são extremamente vingativos, e gostam mesmo é do poder. Essa casa é odiada por uns e amada por outros, não há um meio termo.

    Para mim as marcas que pertencem à essa casa são as marcas recalcadas haha que gostariam de estar em primeiro lugar, mas está em segundo ou em terceiro, e não se contenta com o posto, e adotam estratégias de provocação para alfinetar as outras marcas, pois se acham injustiçadas em não estar ocupando o trono.

    giphy

    Casa Tully –  Lema: Família, dever, honra

    aa4f7f 120b1fa3bfe944caa79857743d75745f~mv2
    Casa Tully

    ​​A Família Tully tem membros íntegros, que prezam pelo nome da família, e pelos costumes da casa.

    São as marcas familiares, que adotam estratégias mais tradicionais, usam o nome e estratégias relacionados à família, passando credibilidade as tradições.

    Casa Stark – O Inverno está chegando 

    aa4f7f 4d986bebbf5b4e62915778861b3863cc~mv2

    ​​Essa família são os personagens bonzinhos da série, e prezam muito pela Honra e justiça, são pacíficos.

    Ou seja, são as marcas “good vibes” que estão na dela, sem mexer com ninguém, até que às vezes são coladas pelo próprio mercado em uma situação de conflito, e veem a necessidade de agir com novas estratégias para desbancar seus inimigos, prezando pela sensatez, e pela Honra de não mudar a essência de quem ela é, apenas se readequando pela necessidade do momento.

    Os selvagens

    selvagens

    ​​Eles são os “diferentões” da série, pois não pertencem à uma casa especifica, vivem lutando por sua liberdade, e não seguem os padrões dos 7 reinos.

    Por isso algumas marcas se encaixam aqui, pois são mais ousadas em suas estratégias, fogem do padrão, e se destacam justamente por serem inusitados.

    E aí, com qual casa ou família a sua marca se identifica mais?  Ao decorrer do artigo eu lembrei de várias marcas, e vocês? Conta pra gente.  

    Carlos Brandão
    Carlos Brandão
    Manager Brasil da BeC Inteligência e o CTO da Insighttech e da Leaderx. Ele ajuda a criar aplicativos, sistemas web e business intelligence usando processos ágeis e trabalhando com uma equipe dedicada de engenheiros de software. Ele tem mais de 14 anos de experiência nesta área.

    Artigos Mais Recentes

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Automatização de E-mail Marketing: Maximizando a Eficiência e Personalização

    No mundo digital atual, o e-mail marketing permanece como uma ferramenta essencial para empresas...

    Segmentação de E-mails: Como Personalizar Campanhas para Melhorar Taxas de Conversão

    Na era digital, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta poderosa para engajar clientes...

    Mais como este

    Trade Marketing Guia Completo para o PDV
    Para entender tudo sobre trade marketing e como ele pode impactar o seu negócio, não deixe de ler este guia completo sobre o assunto!
    Ebook Gratuito